Signumweb

Acessibilidade
comunicativa

entre surdos e ouvintes!

Saiba mais

Intérprete,

trabalhe

sem sair de casa!

STARTUP POSSIBILITA ACESSIBILIDADE ENTRE EMPRESAS E CLIENTES SURDOS

 
Startup Signumweb

A SignumWeb é uma startup que acredita na comunicação como um direito humano fundamental e nasceu com o propósito de resolver a barreira comunicativa entre as empresas brasileiras e seus clientes surdos - cerca de 2,7 milhões no Brasil, segundo o IBGE.

Somos uma plataforma web de videoconferência que oferece às empresas a possibilidade de comunicação com seus clientes surdos, promovendo a necessária acessibilidade comunicativa, autonomia e privacidade, isentando-os da necessidade de levar intérprete presencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como acontece atualmente.

A SignumWeb se propõe a intermediar essa comunicação em situações tais como: consultas médicas, entrevistas de emprego, atendimentos bancários, utilização dos serviços oferecidos em lojas, rodoviárias, aeroportos e na área jurídica, entre outros.

A nova empresa atua nos mesmos moldes de empresas consolidadas, que prestam esses serviços nos EUA e também na Europa, o que demonstra que é uma tendência mundial.

A plataforma web de videoconferência é totalmente segura. A intermediação da comunicação acontece em tempo real sem, contudo, reter informações do cliente.

Quando o surdo procurar uma empresa que tiver a solução, o intérprete será chamado e entrará virtualmente para intermediar o atendimento. Para que isso seja possível estarão à disposição, online, intérpretes com experiência comprovada, reconhecidos pelo MEC no Pro-Libras ou equivalentes, com quem é mantido parceria, acordando a relação pela assinatura de termos de confidencialidade, estando também sujeitos às penalidades previstas no código de ética que rege a profissão de Intérpretes. Além disso, foram criados outros mecanismos que garantem o sigilo das informações.

A SignumWeb é uma das vencedoras da sétima edição do “Lemonade BH” – pré- aceleradora de Startup. Atualmente está sendo acelerada no Techmall, com apoio do SEBRAE, UFMG, BDMG, entre outros. Está entre as elegíveis da chamada do ICE- BID Instituto de Cidadania Empresarial do Banco Interamericano de Desenvolvimento, para receber apoio dessa instituição. 

Startup 2 Signumweb

A solução simplificada já foi testada e aprovada por empregados de empresas de peso como o Hospital Mater Dei, Clínica de Fisioterapia Clarice Junqueira, Aeroporto Internacional de Confins e pela Caixa Econômica Federal, quando apresentado o MVP (Produto Mínimo Viável), para uma gerente que conheceu como funciona e aprovou a ideia. Além disso, o produto foi validado no mercado, em entrevistas realizadas com os surdos, intérpretes de LIBRAS e empresas brasileiras (20 em cada segmento), apurando o seguinte resultado:

  • 92% dos surdos se sentem prejudicados pela falta de intérprete nas empresas.
  • 87% dos intérpretes estão dispostos a se tornarem parceiros da SignumWeb e
  • 90% das empresas reconhecem que não possuem meios de promover acessibilidade comunicativa para seus clientes surdos.
    • O fundador e CEO da startup, Felipe Barros Silva, é portador de deficiência auditiva, aluno do curso de Sistema da Informação da PUC Minas, e foi quem apresentou a SignumWeb no Demoday da 7ª edição do Lemonade. Na oportunidade, subiu ao palco do SEBRAE/MG e foi premiado como melhor empreendedor daquela edição.

      Os empreendedores da SignumWeb acreditam que a solução oferece às empresas a possibilidade de fortalecimento da imagem de empresa socialmente responsável, por colocar em prática efetivamente os dispositivos da Lei 10.436/2002, que reconhece LIBRAS como segunda língua oficial do Brasil e trata da acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes.

      Razão disso, a startup se coloca à disposição para explicar detalhadamente a solução às empresas que, como a SignumWeb, reconhecem e respeitam a comunicação como direito humano fundamental.

0

Likes

0

Dias

Conheça a nossa equipe

"Com dedicação, motivação, visão, talento, diálogo e trabalho em equipe podemos transformar o trabalho, a empresa, a comunidade e contribuirmos para uma sociedade melhor e mais justa." Otto Cembranelli

Felipe Barros
- CEO -

Estudante Sistema da Informação na PUC Minas

Eduardo Hillebrand
- CTO -

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Cotemig.

Cleusangela Barros
- COO -

Pós em Gestão de Programas Sociais na Newton Paiva
Comunicação Assistiva na PUC Minas

Josenildo Santos
- CFO -

Gerência Financeira na FUMEC